Visão Geral


- Aniversário: 20 de julho
- Fundação: 20 de julho de 1962
- Padroeiro (a):São Bento
- Gentílio:Ibicoarense
- Cep: 46760-000
- População: 19346 (estimativa)
- Prefeito (a):Gilmadson Cruz de Melo (PSC)
2021 - 2024
Índice
Geografia
O município de Ibicoara está localizado na região Sudoeste do Estado da Bahia, aproximadamente a 550 km de Salvador. Sua população atual é de 19.571 habitantes, segundo dados do IBGE 2019, em uma área territorial de 850,89 km2. Faz limites com os municípios de Mucugê e Andaraí ao norte, a oeste com o município de Jussiape e Abaíra, a leste com o município de Iramaia e ao sul com o município de Barra da Estiva. Ibicoara tem passado nos últimos anos por um processo de urbanização e remodelação, adequação e modernização com a implementação de obras de infraestrutura urbana e rural, de implantação de espaços culturais, turísticos e de lazer.
A base da economia de Ibicoara tem sido a produção de café, com destaque para a produção do café orgânico; as lavouras são certificadas e recebem visitas constantes de representantes da Embrapa e estudantes de agronomia e áreas correlatas. Atualmente o café orgânico é vendido em Salvador, cidades de outros estados e exportado para alguns países da Europa, especialmente a Itália. Outras culturas também se destacam na sede do município como o plantio do morango, maracujá e diversos tipos de hortaliças.
População
População estimada [2019] 19.571 pessoas
População no último censo [2010] 17.282 pessoas
Fonte: IBGE
Clima
Tropical de Altitude
Temperatura anual Média máx. 23ºC e média mín. 19ºC
História
Ibicoara surgiu no início do século XIX com a chegada de alguns garimpeiros à procura de ouro. O povoado de São Bento, como inicialmente era conhecido, passou a ser ponto de descanso de tropeiros e garimpeiros que viajavam para Mucugê ou Andaraí. Ali surgiram a cultura de café (até hoje fortemente presente) e a criação de gado. O povoado passou a se chamar Igarassu e, na década de 1940 passou a distrito com o nome de Ibicoara, sendo emancipado de Mucugê em 1962. Destacam-se os festejos herdados dos antepassados (Festa de S. Bento e Reisado), a festa junina e o carnaval. Alguns pratos típicos da cidade incluem o godó ou cortado de banana, o beiju e o cuscuz. Atualmente destacam-se as culturas de café e batata.
Fonte
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ibicoara
Turismo
O município é composto por serras fascinantes, montanhas, florestas e rios que se soma ao vasto conjunto de belezas naturais. Anualmente, passam por Ibicoara, cerca de 20.000,00 (Vinte Mil) visitantes que buscam conhecer e desfrutar das belas paisagens naturais, da arquitetura característica do interior, do comércio, da feira livre, da comida típica, dos festejos juninos e das histórias de formação deste município. As Cachoeiras do Buracão, Fumacinha, Licuri, Véu de Noiva e outras são localizadas em Ibicoara, sendo que as duas primeiras foram eleitas entre as mais belas do país e são responsáveis por atrair milhares de turistas à região da Chapada Diamantina. Com a descoberta dessas cachoeiras na década de 90, o turismo ecológico começou a desenvolver e hoje transformou-se em realidade nas áreas de hotelaria, pousadas, áreas de Camping, com uma nova consciência de turismo sustentável.